Como acessar o email do Gmail

Você criou uma conta do Gmail para gerenciar seu e-mail e, não sendo muito acostumado com tecnologia, agora não sabe como usá-la para consultar as mensagens que lhe são enviadas ou enviá-las a alguém? Costuma utilizar o Gmail a partir do PC mas, agora, tendo a necessidade de configurar a caixa de correio num smartphone ou tablet, não sabe como proceder? Não se preocupe: se quiser, estou aqui para lhe ajudar.

Na verdade, no guia de hoje, vou mostrar como acessar o e-mail do Gmail tanto de seu PC quanto de smartphones e tablets. Em detalhes, explicarei como realizar essa operação por meio do Webmail do Google, o aplicativo oficial para dispositivos Android, iPhone e iPad e por meio de clientes de e-mail de terceiros disponíveis em todos os dispositivos e sistemas operacionais.

Nesse ponto, eu diria para não perder mais um tempo precioso: sente-se confortavelmente e preste atenção às dicas que darei nos próximos capítulos. Você verá, levará apenas alguns minutos para consultar os procedimentos que encontrará nos próximos capítulos e ter sucesso em sua intenção. Boa leitura e boa sorte em tudo!

Como acessar o Gmail do PC

Se você quiser saber como acessar o Gmail de um PC , nos próximos capítulos explicarei como fazer isso por meio do Google Webmail apropriado (portanto, via navegador da web ) e por meio de alguns dos clientes de e-mail mais famosos. De qualquer forma, será brincadeira de criança.

Correio eletrónico

Como acessar o email do gmail

Para acessar o Gmail via Webmail , o que você precisa fazer é abrir o navegador que você costuma usar para navegar na Internet e acessar o site oficial do Gmail . Depois de fazer isso, você será solicitado a fazer login com sua conta do Google .

Caso ainda não tenha uma conta Google, basta clicar na palavra Criar conta , na tela de login que lhe é mostrada, e seguir as instruções da tela. Se tiver algum problema ou dúvida de como proceder, sugiro que consulte o meu guia de como criar uma conta Google .

Depois de fazer login com sua conta do Gmail, indicando o endereço de e -mail e a senha associados à sua conta do Google, você será direcionado para a tela principal do Webmail do Gmail. À esquerda, você verá os marcadores principais pelos quais as mensagens de e-mail que você recebe são agrupadas.

Na tela central, entretanto, você pode ver a lista de todas as mensagens recebidas e enviadas (as respostas que você envia são concatenadas às mensagens recebidas em uma única conversa). Se você habilitou as abas, na área superior, você pode acessar os rótulos principais que você já viu na seção do lado esquerdo. No canto superior esquerdo, entretanto, você encontrará o botão Escrever para enviar uma nova mensagem de e-mail.

Caso você não consiga encontrar a mensagem que recebeu, tente pesquisar na Lixeira selecionando o item apropriado na barra lateral esquerda. Se não obtiver êxito, tente também acessar o e-mail arquivado do Gmail , pressionando o item Todas as mensagens na barra lateral esquerda (que contém a caixa de entrada e as mensagens arquivadas).

Se você quiser saber mais sobre como usar seu e-mail do Gmail do Webmail ou de qualquer outra plataforma, sugiro que leia com atenção o que já sugeri em meu guia sobre como funciona o Gmail .

Se você está tendo problemas para fazer login no Gmail, o problema provavelmente é um erro ao digitar suas credenciais de login ou simplesmente esquecer sua senha. Neste caso, você pode tentar recuperar os dados de acesso, seguindo as instruções que dei no meu guia dedicado ao tema.

Cliente de email

Se você deseja acessar o Gmail através de um cliente de e-mail instalado em seu computador Windows ou Mac , saiba que para prosseguir com esta operação você precisará de mais dados do que as credenciais de acesso ao serviço que já possui.

Embora para alguns softwares de e-mail, como os aplicativos padrão Mail Windows 10 e Mail MacOS , tudo que você precisa é apenas o endereço de e-mail de sua conta do Gmail e a senha associada a ela, é importante ter outro software parâmetros de acesso ao servidor de correio.

Estes últimos estão facilmente disponíveis diretamente no portal de suporte do Google neste link , mas, por conveniência, resumirei abaixo aqueles para o protocolo IMAP (que recomendo que você use em vez do POP3, agora obsoleto e que não permite que você sincronizar correio em vários dispositivos).

  • Servidor de entrada de correio (IMAP) : imap.gmail.com , requer SSL: Sim, porta: 993.
  • Servidor de saída de correio (SMTP) : smtp.gmail.com , Requer SSL: Sim, Requer TLS: Sim (se disponível), Porta para SSL: 465, Porta para TLS / STARTTLS: 587, Requer autenticação: Sim.
  • Nome completo ou nome para exibição : Seu nome.
  • Nome da conta, nome de usuário ou endereço de e-mail : Seu endereço de e-mail completo do Gmail.
  • Senha : a senha antiga do Gmail.

Para usar o protocolo IMAP, você precisa ter certeza de que ele está habilitado em sua conta. Para isso, acesse o Gmail Webmail , clique no ícone de engrenagem localizado na parte superior e pressione o item Ver todas as configurações , no menu que é proposto a você. Em seguida, selecione a guia Encaminhamento e POP / IMAP e ative as caixas Ativar IMAP .

Se, por outro lado, você quiser saber mais sobre as etapas que você precisa seguir para acessar o e-mail do Gmail no software de e-mail mais famoso, como o Thunderbird , meu conselho é consultar cuidadosamente as dicas que dei a você no meu guia sobre programas para o Gmail .

Como acessar o Gmail em smartphones e tablets

Em smartphones e tablets Android e em iPhones e iPads , você pode acessar o Gmail facilmente por meio do aplicativo oficial apropriado desenvolvido pelo Google e por meio de clientes de e-mail produzidos por terceiros. Na realidade também é possível acessá-lo de um navegador, através do Webmail , mas esta solução é bastante inconveniente para mobile. No entanto, a escolha é sua.

App Gmail

O aplicativo oficial do Gmail está disponível tanto na Android Play Store quanto na iOS / PadOS App Store e em smartphones e tablets Android equipados com serviços do Google, muitas vezes é pré-instalado junto com os outros aplicativos da gigante de Mountain View.

Para prosseguir com a instalação do aplicativo no Android , procure-o na Play Store, toque em seu ícone nos resultados da pesquisa e pressione o botão Instalar ; no iOS / iPadOS , por outro lado, pesquise-o na guia Pesquisar , selecione-o nos resultados da pesquisa, pressione o botão Obter / Instalar e desbloqueie o download e a instalação do aplicativo por meio do Face ID, Touch ID ou senha do Apple ID .

Após iniciar o aplicativo usando o ícone apropriado na tela inicial ou na gaveta, a conta do Google já presente no smartphone / tablet será acessada automaticamente.

Caso você nunca tenha associado uma conta Google ao seu dispositivo, faça login em sua conta Google inserindo seu endereço de e-mail e senha nos campos apropriados. Para mais detalhes, você pode seguir detalhadamente as instruções que dei neste meu guia , no qual indiquei todos os passos para associar uma conta Google a Android e iOS / iPadOS.

Se, por outro lado, você deseja acessar uma conta diferente da configurada em seu dispositivo, na tela principal do aplicativo Gmail , pressione em sua foto de perfil , no canto superior direito, e toque no item Adicionar outra conta na caixa que você vê . Será apresentado a você um formulário de login no qual você precisará inserir as credenciais de sua conta do Google para fazer login.

Outros aplicativos de e-mail

Além do aplicativo oficial do Gmail, você também pode instalar outros aplicativos que funcionam como um cliente de e-mail. Existem vários mas, como você já aprendeu no capítulo sobre softwares desktop para gerenciamento de e-mail, para alguns o acesso requer necessariamente os dados do servidor, além dos dados da conta.

Por exemplo, com o aplicativo Microsoft Outlook (entre os melhores clientes gratuitos disponíveis para Android e iOS / iPadOS ), tocando em sua foto de perfil , no canto superior esquerdo, e depois no ícone de engrenagem (na tela você abrir), você pode fazer login diretamente no Gmail por meio de Adicionar conta> Adicionar conta de e-mail> Adicionar itens da conta Google . Como alternativa, se você acabou de instalar o aplicativo, basta seguir o procedimento de configuração inicial para configurar sua conta do Gmail.

Em outros aplicativos, no entanto, você será solicitado a configurar a conta de login, inserindo também os dados do servidor, ou seja, IMAP / SMTP (recomendado) ou POP3 / SMTP . Nesse caso, meu conselho é consultar todas as informações que dei no capítulo anterior do guia , onde você encontrará todas as informações de que precisa para configurar a conta do Google nesses aplicativos.

E se você quiser ter alguns conselhos sobre os melhores aplicativos de gerenciamento de e-mail para usar em seu smartphone ou tablet, você pode experimentar Spark ( Android / iOS / iPadOS ) ou Blue Mail ( Android / iOS / iPadOS ), sobre o qual falei em detalhes no meu guia sobre como receber e-mails no celular .

Deixe uma resposta