Como ativar as notificações do Gmail

Você nunca consegue responder a tempo aos e-mails enviados para você no Gmail porque não sabe que os recebeu? Obviamente você desativou as notificações de serviço e, portanto, não é visto quando novas mensagens chegam. Felizmente remediar é muito fácil e garanto que, ao fazê-lo, você não correrá mais o risco de sua caixa de entrada passar despercebida.

Não se preocupe se você não tem grandes conhecimentos na área tecnológica ou se não é muito prático com o serviço Google Webmail: se quiser, posso te explicar, de forma simples mas não tão detalhada, como ativar as notificações do Gmail agindo tanto a partir de um computador e de smartphones e tablets. Já antecipo que, ao contrário do que possa pensar, não terá de fazer nada particularmente complicado ou que esteja fora do seu alcance.

É, na verdade, uma operação incrivelmente simples de executar, que não requer configurações especiais: basta ativar algumas alavancas e pronto. Então, o que você acha? Você está pronto para começar? Sim? Ótimo. Então, vamos banir a conversa, vamos arregaçar as mangas e prosseguir: encontre todas as informações de que você precisa logo abaixo.

Como ativar notificações do Gmail no PC

Você está interessado em saber como ativar as notificações do Gmail no PC ? Em seguida, siga as instruções abaixo. Nos passos seguintes, você descobrirá como realizar a operação mencionada agindo desde a versão web do serviço, desde as configurações do navegador e desde o cliente de e-mail que você pode utilizar em seu computador.

Sim Gmail

Como ativar as notificações do Gmail

Para começar, vamos descobrir como ativar as notificações do Gmail atuando na versão da Web do famoso serviço de e-mail doméstico do Google. Portanto, em primeiro lugar inicie o navegador que você costuma usar para navegar na Internet a partir do seu PC (por exemplo, Chrome ), vá para a página inicial do Gmail e, se necessário, faça login na sua conta .

Agora que você vê a tela principal do Gmail Web, clique no ícone da roda dentada no canto superior direito, selecione o item Ver todas as configurações do menu que aparece e acesse a aba Geral , clicando no item no topo da página.

Neste ponto, localize a palavra Notificações na área de trabalho localizada à esquerda e selecione, de acordo com suas necessidades e preferências, a opção Habilitar notificações para novas mensagens (que permite receber alertas quando novas mensagens chegarem na Caixa de entrada ou na guia Principal ) ou Ativar notificações para mensagens importantes (que permite receber notificações apenas quando uma mensagem importante chega na caixa de entrada). Quando suas alterações forem concluídas, clique no botão Salvar alterações na parte inferior.

Se precisar pensar novamente, você pode desativar as notificações do Gmail a qualquer momento, voltando às configurações do serviço e selecionando a opção Desativar notificações por e-mail que você encontra sob o título Notificações na área de trabalho . Também neste caso, lembre-se de salvar as alterações pressionando o botão Salvar alterações do site na parte inferior da tela.

Navegador Dal

Se você deseja ativar as notificações do Gmail no navegador , a fim de exibir alertas apropriados na área de trabalho quando você usa seu computador e tem a guia Gmail aberta em seu navegador favorito (por exemplo, Chrome ), vá para a página inicial do Gmail usando este por último e, se necessário, faça login em sua conta .

Na tela do Gmail que você vê agora, clique no ícone da roda dentada no canto superior direito, selecione o item Exibir todas as configurações no menu que aparece e abra a guia Geral na parte superior. Portanto, localize a seção Notificações da área de trabalho à esquerda, clique no link Clique aqui para ativar as notificações da área de trabalho para o Gmail e responder ao aviso que aparece na janela do navegador consentindo em receber notificações.

Se, procedendo como acabo de indicar, as notificações do Gmail não se activam ou, em qualquer caso, para um controlo mais aprofundado das mesmas, pode intervir pessoalmente nas configurações do navegador, como se explica a seguir.

  • Chrome – clique no botão com os três pontos verticais localizados no canto superior direito, selecione o item Configurações , depois o item Configurações do Site que você encontra na seção Privacidade e segurança e clique na palavra Notificações . Em seguida, clique no URL do Gmail e atue nas opções disponíveis.
  • Firefox – clique no botão com linhas horizontais localizado no canto superior direito e depois no item Opções anexado ao menu que se abre, clique no item Privacidade e segurança à esquerda, pressione o botão Configurações localizado no texto Notificações Na seção Permissões à direita, selecione o URL do Gmail e use as opções disponíveis.
  • Microsoft Edge – clique no botão (…) no canto superior direito, selecione o item Configurações no menu que é aberto e, em seguida, as permissões do site à esquerda. Em seguida, selecione o item Notificações localizado à direita, clique no URL do Gmail e aproveite as opções disponíveis.
  • Safari – clique no menu Safari no canto superior esquerdo, depois no item Preferências nele e, na janela que é mostrada para você, acesse a guia Sites . Em seguida, selecione a palavra Notificações na barra lateral esquerda e execute as opções disponíveis à direita, ao lado do URL do Gmail .

Se você usa o Chrome e deseja receber notificações do Gmail mesmo quando não está com o serviço aberto em uma guia do navegador, pode instalar a extensão oficial do Google dedicada às notificações do Gmail .

Cliente de email Dal

Se, para gerenciar sua correspondência eletrônica no Gmail, você costuma usar um cliente de e-mail tradicional , poderá habilitar o recebimento de notificações diretamente do programa em questão. Abaixo você encontrará indicado como intervir nos principais softwares deste tipo.

Outlook – vá ao menu Arquivo> Opções (no Windows) ou Outlook> Preferências (no macOS) e intervenha no painel relativo à gestão de notificações na janela adicional que se abre.

Thunderbird – clique no menu Thunderbird na parte superior da janela do programa e, em seguida, no item Preferências . Na janela adicional que aparece, selecione a guia Geral e marque a caixa Mostrar um aviso . Se desejar, você pode ajustar as outras opções disponíveis para personalizar ainda mais suas notificações.

Windows 10 Mail – clique no ícone da roda dentada no canto inferior esquerdo e, a seguir, no item Notificações que aparece no menu direito. Em seguida, selecione Gmail no menu suspenso Selecionar conta e marque a caixa Mostrar uma mensagem de notificação . Se desejar, também pode intervir nas demais opções disponíveis para fazer mais customizações sempre quanto ao recebimento de notificações.

Apple Mail – vá para Preferências do Sistema e primeiro certifique-se de que as notificações do Mail sejam exibidas. Em seguida, selecione o Notificações artigo na janela que se abre, em seguida, ir para correio (na lista do lado esquerdo) e vire a notificações de correio Permitir interruptor para ON . Em seguida, abra o aplicativo Mail , vá ao menu Mail> Preferências> Geral e defina, no menu suspenso Notificações de novas mensagens , a opção Somente entrada .

Como ativar notificações do Gmail no Android

Quer saber como ativar as notificações do Gmail no Android ? Em seguida, siga as instruções que você encontra abaixo. Você pode fazer isso intervindo no aplicativo Gmail e nas configurações do dispositivo . De qualquer forma, não tenha medo, é brincadeira de criança.

Sim Gmail

Para ativar as notificações do Gmail intervindo diretamente no aplicativo oficial para Android , primeiro pegue seu smartphone ou tablet, desbloqueie-o, acesse a tela inicial ou gaveta, selecione o ícone do aplicativo (aquele com envelope branco com bordas vermelhas ) e, se necessário, para fazer o login na sua conta .

Agora que você vê a tela principal do Gmail, pressione o botão com as três linhas horizontalmente localizadas no canto superior esquerdo e selecione a opção Configurações no menu que aparece e toque em sua conta .

Na nova tela que aparece, toque na palavra Notificações que você encontra na seção Notificações e escolha, na caixa que aparece, a opção Todos (que permite receber notificações apenas para mensagens que acabam na seção Caixa de entrada e no Principal) ou Somente alta prioridade (que permite receber notificações apenas quando uma mensagem importante chega em sua caixa de entrada).

Se você habilitar a opção Todos , tocando no item Notificações da caixa de entrada que você sempre encontra na seção Notificações da tela de configurações do Gmail, você também pode escolher com que frequência sincronizar mensagens, se deseja adicionar marcadores às notificações, qual som de notificação usar, se deseja ativar a vibração e se deseja receber notificações para cada mensagem.

Se você optou por receber todas as notificações, também pode determinar para quais marcadores específicos recebê-las, tocando no título Gerenciar marcadores localizado na seção Notificações da tela de configurações do Gmail.

Caso você tenha dúvidas, para desativar as notificações, tudo que você precisa fazer é tocar novamente no item Notificações que você encontra na seção Notificações das configurações do Gmail e escolher, na caixa que aparece, a opção Nenhum . Como alternativa, você pode decidir deixar as notificações habilitadas em geral, mas desabilitar as opções individuais, dependendo de suas necessidades.

Nas configurações do Android

Você também pode ativar as notificações do Gmail acessando as configurações do Android. Para fazer isso, pegue seu smartphone ou tablet Android, desbloqueie-o, acesse a tela inicial ou gaveta e toque no ícone Configurações (aquele no formato de uma roda dentada ), a seguir toque na palavra Notificações .

Na nova tela que é mostrada a você, localize o ícone do Gmail na lista de aplicativos e gire a chave relevante para ATIVADO . Feito!

Se você estiver interessado nisso, informo que você também pode determinar com mais precisão o comportamento das notificações do Gmail, com base em suas necessidades e preferências. Para isso, toque no ícone do Gmail na lista de aplicativos e, na tela seguinte, escolha se deseja mostrar as notificações sem som, torná-las visíveis na tela de bloqueio e definir sua prioridade.

Caso tenha dúvidas, você pode desativar as notificações do Gmail novamente acessando a seção Configurações> Notificações do Android e girando o botão localizado ao lado do ícone do Gmail para DESLIGADO . Como alternativa, você pode desativar as opções individuais, visíveis após pressionar o ícone do Gmail .

Lembre-se de que algumas das indicações nesta etapa podem ser diferentes do que você vê na tela do seu dispositivo, dependendo da marca e do modelo do terminal em uso, bem como da versão do Android instalada nele.

Como ativar notificações do Gmail em iOS / iPadOS

Você usa o serviço de e-mail residencial do Google no seu iPhone ou iPad? Portanto, para descobrir como ativar as notificações do Gmail no iOS / iPadOS, as instruções que você deve seguir são as seguintes.

Vou me referir principalmente ao aplicativo oficial do Gmail , pois o Mail , o cliente de e-mail padrão da Apple, não oferece suporte para o recebimento de notificações push do Gmail.

Sim Gmail

Se você deseja habilitar as notificações do Gmail agindo diretamente no aplicativo oficial para iOS / iPadOS , a primeira etapa que você precisa fazer é pegar o seu dispositivo, desbloqueá-lo, acessar a tela inicial, selecionar o ícone do aplicativo (aquele com o envelope branco com bordas vermelhas ) e, se necessário, faça login na sua conta .

Agora que você vê a tela principal do aplicativo, toque no botão com as três linhas horizontalmente localizadas no canto superior esquerdo, no item Configurações do menu que se abre e, em seguida, selecione sua conta .

Neste ponto, selecione o item Notificações e escolha, dependendo de suas necessidades e preferências, a opção Todas as novas mensagens (que permite receber notificações para cada nova mensagem recebida), Apenas Principal (quais permite que você receba notificações apenas para mensagens que acabam na seção Caixa de entrada e na seção Principal) ou Somente alta prioridade (que permite receber notificações apenas quando uma mensagem importante chega na Caixa de entrada). As alterações feitas serão salvas automaticamente.

Caso precise pensar novamente, você pode desativar o recebimento de notificações a qualquer momento selecionando a opção Nenhum na seção de configurações do aplicativo.

Nas configurações do iOS / iPadOS

Agora, vamos ver como ativar as notificações do Gmail agindo nas configurações do iOS / iPadOS. Para fazer isso, pegue seu dispositivo, desbloqueie-o, acesse a tela inicial e selecione o ícone Configurações (aquele em forma de roda dentada ).

Na nova tela que aparece, toque no item Notificações e toque no ícone do Gmail que você encontra na lista de estilos de Notificação . Em seguida, vire ON o interruptor que você encontra ao lado do item Permitir notificações e é isso.

Depois de habilitar as notificações, você pode personalizar o modo como elas funcionam, conforme achar necessário. Para fazer isso, primeiro selecione o tipo de alertas que deseja habilitar na Tela de Bloqueio , Central de Notificação e / ou Banner , tocando na opção de seu interesse na seção Alertas . Se você habilitar os banners, você também decide se os torna visíveis temporária ou permanentemente, usando o menu de estilo Banner localizado um pouco mais abaixo.

Você também pode determinar se para ativar os sons e emblemas girando as opções apropriadas ON . Por outro lado, através da seção Opções , tocando no menu Mostrar visualizações, você pode estabelecer se deseja visualizar o conteúdo das notificações, enquanto através do menu Agrupamento de notificações você pode estabelecer como agrupar notificações do Gmail na Central de Notificações do iOS.

Se você tiver dúvidas, tudo que você precisa fazer é voltar para a seção de configurações do iOS / iPadOS para gerenciar notificações do Gmail e DESLIGAR a chave ao lado de Permitir notificações . Como alternativa, você pode considerar a desativação das opções individuais disponíveis, com base nas suas necessidades.

Mail , o cliente de e-mail padrão da Apple, conforme mencionado anteriormente, não suporta o recebimento de notificações push de contas do Gmail. No entanto, você pode configurar o Gmail no iPhone / iPad e ativar a verificação automática de e-mail em intervalos regulares (o que permite que você receba notificações, mas com menos rapidez do que o sistema push e maior consumo de bateria) acessando o menu Configurações> Senha e conta> Gmail> Baixar novos dados (no iOS 14 e posterior, você precisa ir para Ajustes> Mail ou Ajustes> Contatos ).

Deixe uma resposta