Como colocar o Gmail na area de trabalho

Seu endereço de e-mail principal está hospedado no Gmail e, portanto, você costuma acessar o conhecido serviço Google Webmail para consultar as mensagens recebidas e enviar novas. Nada a reclamar do seu funcionamento, porém o fato de ter que abrir o navegador toda vez que precisar digitar a URL do Gmail para acessá-lo, torna tudo particularmente tedioso.

Por isso, procura uma forma de agilizar o acesso ao serviço: mais detalhadamente, gostaria de saber como colocar o Gmail no seu ambiente de trabalho e assim ter a possibilidade de o aceder com um simples duplo clique. É assim que é, certo? Então você ficará feliz em saber que veio ao lugar certo, na hora certa.

No guia de hoje, de fato, você encontrará todas as informações de que precisa para adicionar um link rápido ao Gmail na área de trabalho do seu computador e, caso tenha interesse, também na tela inicial do seu smartphone ou tablet. Dito isso, só desejo uma boa leitura e um bom trabalho!

Como colocar o ícone do Gmail na área de trabalho

Se você quiser saber como colocar o ícone do Gmail na área de trabalho do seu computador, nos próximos capítulos explicarei como fazer isso facilmente com os navegadores de Internet mais populares.

Google Chrome

Como colocar o gmail na area de trabalho

Se você deseja adicionar um link para o Gmail na área de trabalho do seu PC e usar o navegador Google Chrome , conecte-se ao Gmail através do último.

Agora, clique no ícone ⋮ localizado no canto superior direito e, no menu que se abre, clique nos itens Outras ferramentas> Criar atalho . Agora, na seção na parte superior do navegador, indique o nome que deseja dar ao ícone de inicialização rápida para criar na área de trabalho (por exemplo “Gmail” ) e clique no botão Criar .

Se você seguiu as instruções que dei ao pé da letra, pode acessar rapidamente sua caixa de correio do Gmail clicando duas vezes no ícone recém-criado na área de trabalho. Fácil, estou certo?

Microsoft Edge

Você está usando o Microsoft Edge em sua versão mais recente, baseada no Chromium (aquele com o ícone verde e azul)? Nesse caso, você pode criar atalhos rápidos na área de trabalho para acessar sua caixa de correio do Gmail de uma forma muito simples.

Primeiro, inicie o Microsoft Edge e acesse sua caixa de correio no Gmail por meio dele. Agora você tem duas maneiras possíveis de seguir: se quiser usar o recurso embutido no Edge para criar um link rápido para um site (neste caso o Gmail) na barra de tarefas, clique no ícone (…) localizado no canto superior direito e, no painel que é mostrado a você, selecione os itens Mais ferramentas> Fixar na barra de tarefas . Na seção na parte superior, digite o nome a ser atribuído ao ícone (por exemplo, Gmail ) e pressione o botão Adicionar para concluir a operação.

Como alternativa, você pode criar um ícone de login do Gmail diretamente na área de trabalho, procedendo da seguinte maneira: clique no ícone de cadeado localizado à esquerda na barra de endereço, segure e arraste o ponteiro do mouse na área de trabalho e, em seguida, libere a pressão .

Ao fazer isso, um ícone de início rápido será gerado na área de trabalho, o que permitirá que você acesse rapidamente sua caixa de entrada do Gmail. Conveniente, certo?

Firefox

Se você usa o Mozilla Firefox como navegador para navegar na Internet, lamento informar que, ao contrário do outro software examinado até agora, você não pode contar com um recurso que permite criar ícones de inicialização rápida para páginas da web.

No entanto, você ainda pode criar um ícone do Gmail em sua área de trabalho arrastando o URL do site para fora da barra de endereço do navegador para colocá-lo na área de trabalho.

Portanto, após iniciar o Firefox , conectado ao Gmail através deste último, clique e segure o botão esquerdo do mouse sobre o ícone de cadeado na barra de endereço e arraste o ponteiro do mouse para a área de trabalho, em seguida, libere a pressão .

Internet Explorer

Por uma razão ou outra, você ainda usa o antigo navegador Internet Explorer da Microsoft e, portanto, gostaria de saber como colocar o ícone do Gmail em sua área de trabalho através dele? Sem problemas.

Primeiro, conecte-se à sua caixa de correio no Gmail a partir do navegador em questão, pressione a tecla Alt no teclado para exibir a barra de menu na parte superior e selecione Arquivo> Enviar itens deste último.

Por fim, escolha a opção Atalho na área de trabalho e um ícone de início rápido do Gmail será criado na área de trabalho, que será vinculado à tela principal do serviço de Webmail do Google.

Safári

Se você usa um Mac e costuma navegar na Internet com o navegador integrado, Safari , pode muito bem criar um ícone para colocar na área de trabalho .

Conecte-se, portanto, ao Gmail usando o Safari, realce o URL na barra de endereço e arraste-o para fora da tela do Safari, colocando-o em uma área vazia da área de trabalho.

Se você não conseguir essa operação, também pode clicar no pequeno ícone do Gmail à esquerda, na barra de endereço, e arrastá-lo para a área de trabalho do macOS.

Isso criará um ícone na área de trabalho que permitirá que você acesse rapidamente o Google Webmail. Eu diria que foi mais fácil do que você esperava, certo?

Como colocar o ícone do Gmail na tela inicial

Quer colocar o ícone do Gmail na tela inicial do seu smartphone ou tablet? Nesse caso, nos próximos capítulos explicarei como fazer isso no Android e no iOS / iPadOS .

Android

Se você deseja saber como colocar o ícone do Gmail na tela inicial de seu smartphone ou tablet Android , pode prosseguir facilmente usando o navegador Google Chrome pré-instalado . Como? Vou explicar para você imediatamente.

Se você deseja colocar o ícone do serviço Gmail Webmail na tela inicial, primeiro inicie o aplicativo Chrome e conecte-se à sua caixa de correio do Gmail com ele.

Neste ponto, pressione o ícone ⋮ localizado no canto superior direito e pressione o item Adicionar à tela inicial , na caixa que é exibida para você. Agora, na tela no centro da tela, digite o nome que deseja dar ao ícone (ou deixe o que já está presente) e pressione o botão Adicionar para concluir a operação.

Lembro que, além de visualizar o Google Webmail pelo navegador, você também pode instalar o aplicativo Gmail apropriado , que já deve estar pré-instalado no aparelho, que permite gerenciar o e-mail deste serviço de e-mail do Google e, claro, adiciona um ícone para a caixa de correio na tela inicial (e / ou na gaveta do aplicativo). Falei sobre isso em detalhes no meu guia dedicado ao assunto.

iOS / iPadOS

Se você usa um iPhone ou iPad e deseja colocar o ícone de acesso rápido no Webmail do Gmail, pode usar o recurso especial integrado ao Safari . Para fazer isso, inicie o Safari e use-o para acessar sua caixa de correio do Gmail .

Feito isso, pressione o botão de compartilhamento localizado na parte inferior (o quadrado com a seta dentro) e, na nova caixa que é exibida para você, percorra os diferentes itens, até localizar e pressionar aquele chamado Adicionar à tela inicial .

Bem: estamos quase lá! Na seção para a qual você é direcionado, insira um nome para atribuir ao ícone ou deixe o já indicado e confirme toda a operação pressionando o botão Adicionar na parte superior. O novo ícone agora estará disponível na tela inicial do iOS / iPadOS para permitir que você acesse o Webmail do Google.

Como alternativa, você pode instalar o aplicativo Gmail para iPhone e iPad , que também adiciona um ícone de início rápido ao serviço de Webmail do Google na tela inicial.

Deixe uma resposta