Como criar uma lista de emails no Gmail

Cada vez que você organiza um novo torneio com amigos do clube de voleibol, é um desastre: depois de fazer login na sua caixa de entrada do Gmail , você tem que se preparar com paciência e digitar manualmente dezenas e dezenas de endereços de e-mail (tantos quantos os participantes no torneio), perdendo assim uma quantidade significativa de tempo que você poderia dedicar a atividades muito mais lucrativas. Você gostaria de remediar o problema, mas não tem ideia do que fazer? Eu tenho a solução para você: crie uma lista de e-mails com o Gmail .

Ao criar listas de distribuição através do serviço de e-mail oferecido pelo Google, de fato, você pode selecionar uma lista de contatos para enviar a mesma mensagem – os chamados marcadores – sem  ter que digitar todos os endereços a cada vez. Não parece uma solução muito prática e conveniente? Portanto, não vamos perder mais tempo e vamos agir imediatamente!

Coragem: fique à vontade, gaste todo o tempo necessário para se concentrar na leitura dos próximos parágrafos, implemente as “dicas” que vou te dar para completar a criação de uma mailing list com o Gmail e você verá que na próxima vez terá que enviar a mesma e-mail para vários destinatários economizará muito tempo. Boa leitura e, acima de tudo, boa diversão!

Vou criar uma lista de e-mails com o Gmail

A capacidade de criar uma lista de e-mails no Gmail é fornecida pela função que permite criar e gerenciar marcadores ou grupos de contatos para enviar a mesma mensagem. Criar marcadores no Gmail é muito simples: basta acessar a seção Contatos de sua conta do Google, selecionar os usuários que deseja incluir no marcador que deseja usar, criá-lo e enviar a mensagem aos contatos incluídos na lista de distribuição: isso é tudo . Antecipo que nos próximos parágrafos irei apenas fornecer informações sobre como proceder a partir de um PC, uma vez que não é possível criar e usar etiquetas a partir de um celular.

Para prosseguir com a criação de uma lista de e-mails no Gmail, primeiro conecte-se à página de contatos do Google através do link que acabei de fornecer e faça login usando as credenciais de sua conta do Google (se ainda não tiver feito isso). Agora você deve localizar e selecionar os contatos que deseja inserir no marcador que usará para enviar mensagens a várias pessoas ao mesmo tempo: em seguida, passe o cursor do mouse sobre  as fotos de perfil desta  última ou a inicial de seus nomes  e coloque o marque a caixa que aparece ao lado deles.

Claro, se você perceber que uma das pessoas a serem adicionadas à lista de e-mails não está presente entre os contatos salvos em sua conta do Google, corrija imediatamente salvando-o agora: pressione o botão  (+) localizado no canto inferior direito, preencha os campos Nome , Empresa , Qualificação , E – mail e Telefone  com as informações solicitadas e clique no botão Salvar para salvar o contato no Gmail .

Após identificar e selecionar os contactos que pretende adicionar à lista de mailing, prima o ícone da etiqueta localizada no canto superior esquerdo e, no menu que se abre, selecione o item (+) Criar etiqueta . Em seguida, digite o nome que deseja atribuir à etiqueta inserindo-o no campo de texto Criar etiqueta na caixa que aparece na tela e pressione o item OK  localizado na parte inferior direita.

Como criar uma lista de emails no Gmail

Visto que o nome que você decidir atribuir ao marcador será aquele que você terá que digitar no campo Para , Cc ou Bcc (dependendo de suas necessidades) ao compor a mensagem, certifique-se de que o nome dado ao marcador seja fácil de lembrar e de acordo com o tema geral dos emails que enviará aos contactos que integram a mailing list, para não ter problemas “inúteis”.

Bem, depois de criar o marcador, você pode finalmente prosseguir com o envio do e-mail coletivo para todos os contatos que você inseriu. Para continuar, conecte-se ao Gmail pressionando o botão em forma de quadrado perfurado localizado na parte superior direita e, no menu que se abre, clique no logotipo do Gmail . Como alternativa, você pode se conectar ao serviço de correio “Big G” simplesmente clicando neste link .

Para prosseguir com o envio da mensagem, pressione o botão (+) Escrever localizado no canto superior esquerdo (logo abaixo do logotipo do Gmail) e redija o e-mail a ser enviado aos contatos previamente inseridos no marcador através da caixa Nova mensagem que aparece no canto inferior direito: digite o nome da etiqueta no campo de texto que contém o texto A para enviar a todos, Cc para fazer uma cópia carbono dos destinatários e Bcn para colocar os outros em cópia oculta a fim de não mostrar os endereços dos outros membros da lista de distribuição aos destinatários).

Como você pode ver, a função de autocompletar do Gmail irá oferecer a você o marcador criado há pouco com a visualização dos nomes e endereços dos contatos presentes nele: você só precisa clicar no nome do marcador na caixa que aparece em tela e, como você pode ver, todos os endereços serão adicionados automaticamente.

Depois de adicionar os endereços para os quais enviar o e-mail, complete a mensagem digitando o assunto, o corpo da mensagem e possivelmente anexando um arquivo. Para finalizar, encaminhe o e-mail clicando no botão Enviar localizado no canto inferior esquerdo. Se deseja mais informações sobre como enviar um e-mail com o Gmail , não hesite em ler o guia que dediquei ao assunto: aí você encontrará informações que serão muito úteis, principalmente se você tem utilizado recentemente o serviço de e-mail Google.

Nota: como você deve ter notado, os procedimentos que descrevi para você nas linhas anteriores foram realizados a partir de um PC. Na verdade, no momento em que este artigo foi escrito, era possível criar uma lista de e-mails apenas por meio da versão web do Gmail. Se você tentar digitar o nome da etiqueta que acabou de criar a partir do aplicativo oficial do serviço, não receberá sugestões de preenchimento, pois a função ainda não foi disponibilizada no celular.

Envie vários e-mails com o Gmail

Você precisa enviar um e- mail único para várias pessoas e não planeja criar um rótulo personalizado? Entendo, neste caso, a solução que poderia fazer por você é enviar vários e-mails com o Gmail digitando manualmente os endereços de cada contato para o qual encaminhar a mensagem. Você está se perguntando como proceder de um PC ou de seus dispositivos móveis? Vou explicar para você imediatamente.

Do PC  – conectado à página de login do Gmail,  faça login na sua conta , pressione o botão  (+) Escrever , escreva a mensagem na caixa  Nova mensagem , digite os endereços dos usuários para os quais enviar a mensagem (separando-os com uma vírgula) após o item A , Cc ou Bcc  e pressiona o botão azul Enviar . Se, em vez de usar a versão da Web do Gmail, você preferir usar um cliente (por exemplo, Apple Mail , Mozilla Thunderbird , Microsoft Outlook, etc.), você pode enviar uma mensagem em grupo da mesma forma: basta digitar os endereços dos destinatários para os quais enviar uma mensagem em grupo (separando-os com uma vírgula) e encaminhá-la usando o botão apropriado.

Em smartphones e tablets – inicie o aplicativo oficial do Gmail em seu dispositivo  Android ou iOS ,  faça login em sua conta do Google (se necessário), pressione o símbolo de lápis  localizado no canto inferior direito e, na tela que abrir, digite os endereços e-mail dos usuários para os quais deseja enviar a mensagem (separando-os por vírgulas) após o item Para , Cc ou Cco . Assim que tiver concluído a mensagem, toque no símbolo do avião de papel para encaminhá-la a todos. O procedimento que acabei de indicar também é válido se você estiver usando um cliente de email.

Outras soluções úteis

As que podem ser criadas com o Gmail são listas de e-mail rudimentares: basta criar grupos de contatos (nas plataformas que o permitem) e escrever manualmente as mensagens a serem enviadas de vez em quando aos destinatários.

Se procura uma solução mais completa para criar mailing lists, talvez porque tem um site ou blog e pretende informar os seus leitores das notícias publicadas, pode contactar Sendinblue : uma solução de marketing relacional que se destaca por aliar facilidade de uso e funcionalidades avançadas. . Permite-lhe criar, agendar e gerir o envio de campanhas de email através de um editor visual muito confortável e que pode utilizar gratuitamente sem quaisquer restrições.

Dentre as diversas funções oferecidas pelo serviço, gostaria de destacar o envio de emails transacionais e SMS, a criação de cenários de Automação de Marketing (para envio de emails automáticos relacionados a eventos como a compra de um produto ou a assinatura de um) e muito mais. O serviço também inclui suporte em italiano e está em conformidade com o GDPR, o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados e sua livre circulação na União Europeia.

Para além do plano gratuito, que oferece até 300 emails por dia e contactos ilimitados, Sendinblue oferece várias soluções mais avançadas: Lite (19 euros / mês) que inclui até 100.000 emails, sem taxa de envio diária, assistência e opção de email Lite + incluindo teste A / B, eliminação do logotipo Sendinblue e estatísticas avançadas; Premium (49 euros / mês) que soma 1 milhão de emails às vantagens do plano Lite, Automação de Marketing, Anúncios Facebook & Retargeting, landing pages, acesso multiutilizador e atendimento telefónico e, por último, Empresa (com tarifas personalizadas) que inclui um volume de emails personalizados, envio prioritário, mais de 20 landing pages, mais de 10 usuários, SSO (SAML), gerente de conta e suporte prioritário.

Para criar sua conta no Sendinblue , conectado à página inicial do serviço , digite seu endereço de e-mail no campo apropriado, clique no botão Cadastre-se e preencha o formulário que é proposto a você. Depois de criar e ativar sua conta (via SMS e e-mail de confirmação), você pode importar seus contatos e criar suas campanhas de e-mail com apenas alguns cliques.

Para saber mais sobre como otimizar e limpar a lista de contatos para melhorar a taxa de entrega de e-mail, consulte o tutorial apropriado no site oficial do serviço . Se, por outro lado, quiser mais informações sobre o funcionamento do Sendinblue, consulte o meu guia dedicado à plataforma.

Deixe uma resposta