Como enviar fotos sem perder qualidade

Graças à potente câmara fornecida com o seu smartphone, você tirou uma foto de altíssima resolução, mas, depois de enviá-la a um amigo pela Internet, ele disse que a qualidade da imagem está longe de ser das melhores. Como isso é possível? Não se preocupe, não é um problema com seu telefone ou com o computador que você usou para enviar as fotos: muito mais simplesmente, alguns serviços de e-mail populares e aplicativos de mensagens tendem a compactar o conteúdo multimídia trocado pelos usuários, a fim de acelerar a transferência.

Dito isso, existem algumas coisas que você pode fazer para atenuar o problema. Qual? Continue lendo e você descobrirá: nas linhas a seguir, de fato, explicarei detalhadamente como enviar fotos sem perder qualidade através dos programas, sites e aplicativos de e-mail e mensagens mais populares de forma simples e rápida.

Coragem: fique à vontade, leia o que tenho a oferecer e tente colocar em prática minhas sugestões: Tenho certeza que, ao final da leitura deste guia, você conseguirá enviar as imagens que quiser, com qualidade original e sem compressão. Deixá-lo apostar?

Como enviar fotos sem perder a qualidade do email

Para enviar fotos sem perda de qualidade via e-mail, é necessário encaminhar o conteúdo na forma de arquivo / documento genérico e não de imagem, a fim de evitar a ação de quaisquer algoritmos de compressão (com conseqüente perda de detalhes) fornecidos pelo cliente ou do serviço Web Mail em uso.

Portanto, para enviar um arquivo gráfico por e-mail sem perder qualidade, é necessário inserir o arquivo em forma de anexo e não de imagem , utilizando a opção dedicada: a seguir explicarei como fazê-lo nos clientes de e- mail mais populares e Serviços de Web Mail.

  • Windows 10 Mail : após iniciar a redação de uma nova mensagem, selecione a caixa dedicada à inserção do texto do e-mail, clique no menu Inserir localizado na parte superior, pressione o botão Arquivo que aparece logo abaixo e selecione imagem (ou imagens) a serem enviadas usando a tela do Explorador de Arquivos proposta.
  • MacOS Mail : comece a escrever uma nova mensagem, clique na área de texto para escrever o e-mail, pressione o botão que descreve um clipe de papel que reside no canto superior direito e use o painel Finder que aparece na tela para selecionar a imagem (ou imagens) para anexar sem compressão. Em seguida, no menu suspenso Tamanho da imagem que aparece no canto superior direito, certifique-se de que Tamanho real esteja selecionado.
  • Gmail Web : inicie a criação de um novo e-mail, clique no símbolo do clipe localizado na parte inferior e selecione a imagem a ser anexada, usando a próxima tela.
  • Gmail para smartphone / tablet : após iniciar a composição de um novo e-mail, toque no campo de texto Escrever e-mail , toque no símbolo do clipe de papel na parte superior, selecione oitem Anexar arquivo no menu proposto e escolha a foto a enviar, usando o próximo painel.
  • Outlook Web : após iniciar a redação de um novo e-mail, clique no símbolo do clipe de papel na parte inferior e selecione o item Pesquisar neste computador no menu que aparece. Por fim, selecione a foto de seu interesse, para anexá-la à mensagem sem compressão.
    Outlook para smartphone / tablet : comece a digitar uma nova mensagem, toque na caixa dedicada à digitação do texto, toque no ícone do clipe de papel na parte inferior e selecione o item Escolher arquivos no menu que aparece. Por fim, selecione a imagem de seu interesse na próxima tela.
  • Correio do iOS / iPadOS : após iniciar a redação de uma nova mensagem, toque na caixa dedicada à digitação do e-mail, toque no símbolo que aparece imediatamente acima do teclado e toque no ícone que representa uma folha com canto dobrado , para selecionar a imagem de seu interesse (que, neste caso, não sofrerá nenhuma compressão).

Embora exista um grande número de clientes de e-mail , ficará satisfeito em saber que os passos apresentados acima são válidos para todos: é imprescindível, ao criar o e-mail, inserir a imagem com o botão dedicado anexos genéricos e não com aquele dedicado aos arquivos de imagem (neste último caso, a foto pode ser compactada automaticamente).

Como enviar fotos sem perder a qualidade do WhatsApp

Como enviar fotos sem perder qualidade

O mesmo vale para o WhatsApp : para enviar imagens com qualidade original e sem compressão, é fundamental utilizar a ferramenta dedicada ao envio de documentos genéricos (e não aquela que permite o envio rápido de uma foto).

Se você usa o WhatsApp para Android , abra o bate-papo com o usuário / grupo para o qual deseja enviar a imagem, toque no símbolo do clipe de papel na parte inferior, ao lado do campo de entrada de texto, e pressione o botão Documento , residente no painel que aparece. Finalmente, toque em Navegar em outros documentos … e use o gerenciador de arquivos instalado em seu sistema para escolher a imagem de seu interesse.

No WhatsApp para iPhone , no entanto, as etapas são um pouco diferentes: depois de abrir o chat dedicado ao contato para quem deseja enviar a imagem, toque no botão (+) que fica à esquerda do campo de entrada de texto, toque no Documente o item anexado ao painel proposto e use o gerenciador do sistema para selecionar a imagem de seu interesse. Se necessário, toque na guia Navegar para ver todos os locais disponíveis, por meio do aplicativo Arquivos da Apple – você notará uma galeria de fotos ausente entre eles.

Para exportar uma foto da Galeria do iPhone para o aplicativo Arquivo, abra-a no aplicativo Fotos do iOS, pressione o ícone de compartilhamento e selecione o item Salvar em Arquivo no menu que é aberto. Também esteja ciente de que as fotos tiradas com o iPhone estão no formato HEIC : para convertê-las para formatos mais populares, como JPG , sem grandes perdas de qualidade, você pode usar um aplicativo como HEIC para Jpg .

Por fim, se você usa WhatsApp para computador / WhatsApp Web , clique no símbolo do clipe de papel localizado ao lado da caixa de entrada de texto, depois no botão que representa a folha com uma pequena dobra (opção Documento ) e use o Explorador de Arquivos do Windows ou o MacOS Finder para selecionar a foto de seu interesse.

Como enviar fotos sem perder a qualidade do Telegram

Até para o Telegram a fala é a mesma: para enviar fotos sem perder qualidade , após abrir um chat com o contato / grupo para o qual enviar, é necessário utilizar a opção dedicada ao envio de arquivos “genéricos”, ao invés do dedicado a fotos e vídeos.

Para fazer isso, se você usar o Telegram para Android , toque no símbolo do clipe de papel localizado no canto inferior direito, toque no botão Arquivo (que representa o símbolo de uma folha ) e depois no item Galeria – Para enviar imagens sem compressão , que reside na parte superior; para terminar, selecione a imagem de visualização para anexar com um toque e toque no ícone do avião para enviá-la. Para fazer uma seleção múltipla, marque cada uma das visualizações de seu interesse, usando a caixa apropriada localizada na parte superior.

As etapas a serem realizadas no Telegram para iPhone são bastante semelhantes: toque no símbolo do clipe de papel localizado no canto inferior esquerdo, selecione o item Arquivo no menu proposto e toque na opção dedicada a Fotos ou vídeos . Para finalizar, toque na visualização do arquivo (ou arquivo) a ser enviado e toque no item Enviar para prosseguir.

Quanto ao Telegram para PC , as coisas são ainda mais simples: para enviar um arquivo, clique no símbolo do clipe no canto inferior esquerdo, escolha a imagem de seu interesse utilizando o painel que aparece na tela e, assim que o seleção, certifique-se de que a caixa Compactar imagens está desmarcada. Por fim, clique em Enviar e pronto.

Alternativamente, para agilizar, você pode arrastar diretamente o ícone do arquivo de imagem para a janela de chat do Telegram: mesmo neste caso, certifique-se de que a caixa Comprimir imagens não esteja marcada antes de enviá-lo!

Deixe uma resposta