Como excluir uma conta do Gmail no celular

Você adicionou uma conta do Gmail ao seu celular, mas agora, como não a usa mais, decidiu excluí-la. O problema é que você não sabe exatamente como fazer e, portanto, precisaria de uma mão para ter sucesso no seu intento. Se for esse o caso, não se preocupe – posso ajudá-lo.

Nos próximos parágrafos deste guia, de fato, terei a oportunidade de explicar como deletar uma conta do Gmail do seu celular e, caso precise, também como deletar permanentemente a conta fechando-a. Dito isso, não importa se você tem um aparelho Android ou um iPhone: a operação é viável em ambas as plataformas e pode ser concluída em questão de minutos.

Visto que você parece bastante interessado nisso, eu diria, portanto, para deixar de lado a tagarelice e prosseguir. Coragem: fique à vontade, gaste todo o tempo que precisar para se concentrar na leitura das próximas linhas e implemente as “dicas” que vou te dar. Boa leitura e boa sorte em tudo!

Informação preliminar

Antes de entrar no tutorial e ver em detalhes como deletar uma conta Gmail do seu celular , é bom que eu lhe forneça algumas informações preliminares sobre o procedimento em questão.

Em primeiro lugar, é bom distinguir a simples dissociação de uma conta Gmail das configurações de um dispositivo, da remoção da mesma do aplicativo Gmail e, mais ainda, do cancelamento definitivo da conta Google a que pertence.

No primeiro caso, você atua nas configurações do Android ou iPhone para remover uma conta do Google, perdendo temporariamente a capacidade de sincronizar mensagens, contatos, notas e outros dados do telefone com os servidores do “big G”. Digo “momentaneamente” porque é uma ação reversível e, portanto, é possível restaurar a associação entre conta e smartphone a qualquer momento.

O mesmo também é verdade se você decidir remover uma conta do Gmail do aplicativo oficial do conhecido serviço de e-mail do Google: com isso você perde o acesso às mensagens e contatos da conta em questão, mas a operação é reversível em qualquer momento.

Como excluir uma conta do Gmail no celular

No caso de cancelamento definitivo de uma conta do Gmail , o acesso à conta do Gmail de qualquer dispositivo é permanente e irreversivelmente perdido. Se você decidir excluir toda a conta do Google e não apenas a parte relativa ao Gmail, perderá todos os dados relacionados a ela, preferências e a capacidade de fazer login em serviços como Google Drive , YouTube , Maps e quant ‘ de outros. Em suma, é uma medida drástica que só recomendo se você não tiver absolutamente nenhuma dúvida sobre sua implementação.

Dito isso, se você decidir excluir permanentemente sua conta do Google, primeiro faça um backup dos dados relacionados, conforme expliquei a você em meu guia dedicado ao assunto . Tudo limpo? Bem, então vamos prosseguir!

Como excluir uma conta do Gmail de um celular Android

Vamos ver, agora, como deletar uma conta do Gmail do telefone Android . Garanto que o procedimento pode ser concluído em alguns toques: você encontrará tudo explicado a seguir.

Configurações do sistema

Como já mencionei, a remoção de uma conta do Gmail do Android deve ser feita nas configurações do sistema . Para prosseguir, portanto, inicie o aplicativo Configurações (o ícone de engrenagem localizado na tela inicial ou na gaveta do aplicativo), localize o item Conta e sincronização ou o item Conta na tela aberta e pressione-o.

Neste ponto, pressione a palavra Google e, se houver mais de uma conta do Google no seu dispositivo, selecione aquela que deseja remover, pressione o símbolo da lixeira visível na tela (geralmente localizado na parte inferior) e confirme a operação pressionando o botão Remover conta na caixa que apareceu na tela.

Em outros dispositivos, o procedimento pode ser ligeiramente diferente. Em vez de ver o ícone da lixeira, por exemplo, na parte inferior da tela pode haver o botão Mais (…) que, ao ser pressionado, abre o menu que contém a opção Remover conta para remover a conta selecionada.

App Gmail

No Android, ao contrário do que veremos em breve para o iPhone , não é possível gerenciar separadamente as contas adicionadas nas configurações do sistema daquelas adicionadas no aplicativo Gmail. Portanto, se você deseja remover uma conta do aplicativo Gmail para Android , deve removê-la das configurações do sistema, conforme visto acima.

Como você diz? Depois de remover a conta de seu interesse, gostaria de excluir o aplicativo Gmail também ? Na realidade, na grande maioria dos dispositivos Android, ele é instalado “como padrão” e, portanto, não é possível excluí-lo completamente.

A única maneira de excluí-lo é desbloquear o dispositivo com o procedimento raiz e forçar a desinstalação dos aplicativos pré-instalados no dispositivo (neste caso o Gmail), usando aplicativos adequados para o propósito, como o famoso Titanium Backup (se estiver no seu dispositivo não há Play Store, você pode tentar pesquisar em alguma loja alternativa ).

Como o procedimento raiz pode causar muitos problemas – além de expor o dispositivo a ameaças cibernéticas em potencial, se você não tiver cuidado, pode excluir aplicativos e arquivos de sistema que são usados ​​para fazer tudo funcionar corretamente – considere bem se é válido. vale a pena prosseguir ou não. Se você decidir continuar, aconselho-o a ler o estudo aprofundado que dediquei ao assunto.

Como excluir uma conta do Gmail do iPhone

Agora vamos ver como remover uma conta do Gmail das configurações do iPhone e do aplicativo do Gmail para iOS. Garanto que em ambos os casos é brincadeira de criança.

Configurações do sistema

Para prosseguir com a exclusão da conta das configurações do sistema , inicie o aplicativo Configurações (o ícone de engrenagem na tela inicial) e pressione a palavra Correio ou no item Contatos . Na nova tela que se abriu, toque no texto Conta e pressione a opção Gmail (se você já adicionou mais de uma conta do Google, deverá ver o endereço de e-mail), que está localizado na seção Conta .

Na nova tela que se abriu, toque na palavra Excluir conta localizada na parte inferior da tela, depois clique na palavra Excluir do iPhone e, em alguns instantes, a conta do Gmail será realmente removida do seu iPhone.

App Gmail

Se você deseja remover uma conta do Google apenas do aplicativo Gmail para iPhone , inicie o último, pressione na foto do seu perfil ou nas suas iniciais , no canto superior direito, e selecione o item Gerenciar contas neste aparelho no menu que se abre . Em seguida, localize a conta que deseja excluir, pressione o botão Remover deste dispositivo relevante e confirme. O jogo acabou!

Se, por outro lado, você deseja remover completamente o aplicativo Gmail, localize o ícone do mesmo presente na tela inicial ou na Biblioteca de Aplicativos, dê um longo toque nele e, no menu aberto, selecione o item Excluir aplicativo ( no qual você agiu a partir da tela inicial, você deve primeiro pressionar no item Remover app ). Para finalizar, selecione o item Excluir na caixa que apareceu na tela e pronto.

Como excluir permanentemente a conta do Gmail do celular

Você leu este guia com o objetivo de saber como excluir permanentemente contas do Gmail do seu celular ? Antes de explicar como fazer isso no Android e no iPhone, gostaria de lembrar a você que esta é uma ação irreversível, que envolve a exclusão de todos os dados atribuíveis à própria conta, então pense bem antes de continuar e, se você quiser preservar seus dados, faça um backup .

Dito isso, se você estiver trabalhando em um dispositivo Android , em primeiro lugar, abra o aplicativo Configurações , toque em Google> itens da Conta do Google e certifique-se de que a conta que você pretende excluir permanentemente seja exibida na parte superior da tela (em caso contrário, selecione-o pressionando o ícone de seta para baixo , selecione a opção Usar outra conta e faça login nesta ) Em seguida, clique no botão Gerenciar sua Conta do Google na parte superior.

Em seguida, pressione o item Gerenciar seus dados e personalização , percorra a tela exibida e pressione o botão Excluir um serviço ou sua conta . Agora, pressione o botão Excluir um serviço do Google , faça login , pressione o ícone da lixeira exibido ao lado da entrada do Gmail , defina um endereço alternativo para continuar acessando sua conta do Google para os outros serviços (não pode ser outro Conta do Gmail), verifique-a e siga as instruções na tela para concluir o procedimento.

Se você deseja excluir completamente a conta do Google e não apenas a do Gmail, em vez de “Excluir um serviço do Google”, na tela mencionada você deve selecionar Excluir sua conta e fornecer a senha da conta que está prestes a excluir no campo apropriado texto, pressione o botão Avançar e siga as instruções que aparecem na tela para confirmar sua identidade. Por fim, coloque as marcas de seleção necessárias para concluir o procedimento e pressione o botão Excluir conta .

Se você usa um iPhone , em vez disso, inicie o Google app (se ainda não o instalou, pode fazê-lo agora seguindo as instruções que forneci neste outro guia ), acesse a conta que pretende excluir permanentemente. Uma vez logado, clique na miniatura de sua foto de perfil ou nas iniciais de seu nome (canto superior direito) e pressione o botão Gerenciar sua Conta do Google . Feito isso, proceda de forma semelhante ao que acabamos de ver para o Android: os passos a serem dados são os mesmos.

Para obter mais informações sobre como excluir a conta do Google permanentemente , recomendo a leitura do artigo que dediquei inteiramente ao tema.

Deixe uma resposta