Como funciona o google meet no Celular, PC

Hoje em dia, seja para manter o contacto com amigos e familiares ou para uma gestão mais eficaz do trabalho, é cada vez mais útil organizar videoconferências em grupo cada vez mais. Se você está lendo este guia, certamente o saberá e saberá que existem diversos softwares adequados para esse fim.

Entre os vários aplicativos de videoconferência, no entanto, você pesquisou o Google Meet . Então, acho que você vai querer aprender mais sobre essa ferramenta, entendendo como usá-la em todos os seus dispositivos. Eu estou certo? Pois saiba que ao ler este artigo encontrará todas as informações de que necessita.

Se você tem um smartphone Android, um iPhone ou um computador, continue lendo: Vou explicar em detalhes como funciona o Google Meet e como usá-lo para realizar videoconferências e reuniões com conforto. Portanto, dedique cinco minutos só para você e coloque meu conselho em prática: você não se arrependerá!

O que é o Google Meet?

Antes de orientar você no uso real do serviço, deixe-me explicar o que é o Google Meet e como ele difere de outras soluções de videoconferência disponíveis atualmente.

O Google Meet é um aplicativo desenvolvido pelo Google para permitir que os usuários criem e participem de reuniões e videoconferências com rapidez e facilidade.

Se você quiser participar de uma reunião criada com o Google Meet, saiba que esse recurso sempre foi totalmente gratuito , enquanto a criação de novas reuniões e a permissão para convidar pessoas para uma reunião são funções reservadas anteriormente para usuários do G Suite (a plataforma pago pelo Google voltado para empresas), mas a partir de maio de 2020 disponível gratuitamente para todos , como também escrito pelo Google em seu blog oficial .

O serviço está disponível para uso por 60 minutos , até um máximo de 100 participantes para usuários individuais, enquanto para uso ilimitado e até um máximo de 250 participantes para empresas.

Quanto à compatibilidade, já mencionei: o Google Meet está disponível para Android, iPhone e iPad, PC e até de linha fixa: como explicarei adiante, na verdade, é possível participar de reuniões criadas com o Meet simplesmente discando um número telefone conectado à reunião. Mas agora vamos em ordem.

Como funciona o Google Meet

Como mencionei no capítulo anterior, o Google Meet é realmente simples de usar. Nos próximos parágrafos, explicarei como criar e participar de reuniões nesta plataforma. Quer tenha um dispositivo Android, um iPhone, um iPad ou um PC, não encontrará dificuldades – garantido!

Como funciona o Google Meet no PC

Como funciona o google meet no Celular, PC

Você não precisa baixar nenhum software para usar o Google Meet do seu PC. Na verdade, se você tiver um microfone e uma webcam , poderá criar ou participar de reuniões simplesmente usando seu navegador. Veja como fazer.

Primeiro, certifique-se de usar um navegador compatível, como Google Chrome , Mozilla Firefox , Edge ou Safari.

Em seguida, vá para o site Google Meet e, se estiver usando uma conta habilitada para criar reuniões, verá o botão verde na tela que diz Participe de uma reunião ou inicie-a ; caso contrário, se você só tiver permissão para participar de reuniões (limitação removida de maio de 2020), você verá um botão verde que diz Use um código de reunião .

Para ingressar em uma reunião, você precisará do código da reunião ou do link de convite fornecido pela pessoa que a criou. Caso não encontre, recomendo que pergunte diretamente a quem solicitou sua participação na reunião.

Você tem o código em mãos ou o link do convite disponível? Excelente, agora pressione o botão verde na página do Google Meet e digite o código que você recebeu na página que abrir. Se você clicou no link do convite, no entanto, você pode ir diretamente para o próximo capítulo.

Se você quiser criar uma reunião, pressione o botão verde que diz Ingressar em uma reunião ou inicie-a e digite o título da reunião na caixa que aparece depois. Você também pode deixar a caixa em branco para dar um nome aleatório à reunião.

Em ambos os casos, se esta for a primeira vez que você inicia o Google Meet, uma solicitação de permissão para usar a webcam e o microfone aparecerá, para a qual você deverá consentir pressionando o botão permitir .

Feito isso, você verá uma prévia do link da reunião. Nesta tela você tem a possibilidade, se desejar, de desabilitar o microfone ou a webcam, pressionando o botão com o ícone do microfone ou o botão com o ícone da webcam , à esquerda. Agora você pode decidir ingressar na reunião pressionando o botão Pedir para ingressar ou, se estiver criando a reunião, no botão Ingressar .

Se você acabou de criar uma reunião, uma caixa aparecerá imediatamente com as informações necessárias para que outras pessoas se conectem. Você pode pressionar o botão Copiar informações de participação e enviar as informações copiadas aos participantes, ou decidir pressionar o botão Adicionar para convidar novos participantes por e-mail.

Ao pressionar o botão Chamar , você também pode convidar participantes por número de telefone. Lembre-se, entretanto, de que o recurso Convite de chamada está disponível apenas para participantes com um número canadense ou americano.

Você também pode optar por pressionar na escrita Outros números de telefone , para obter uma lista de números de telefone divididos por país. Envie aos participantes o número de telefone do seu país, juntamente com o PIN que aparecerá ao lado dele, para permitir que participem da reunião ligando para esse número e inserindo o PIN recebido.

Depois de copiar as informações da reunião e enviar os convites, você pode pressionar o ícone X no canto superior direito da caixa para retornar à videoconferência. Em qualquer caso, você pode ver as informações da reunião novamente pressionando o botão com o nome da reunião na parte inferior esquerda da tela.

Se, por outro lado, você estiver participando da reunião como um convidado, deverá aguardar que o gerente da reunião aceite seu link; depois disso, você estará automaticamente dentro da reunião.

Também neste caso, você pode decidir desabilitar o microfone e a webcam a qualquer momento pressionando os botões com os ícones de microfone ou webcam na parte inferior. Para interromper a conexão, em vez disso, basta pressionar o botão vermelho com um ícone de aparelho , na parte inferior central.

Ao participar de uma reunião, o Google Meet permite que você visualize os participantes conectados por meio do botão com o ícone de duas pessoas (canto superior direito). Você também pode enviar mensagens de texto para os participantes pressionando o botão com um ícone de balão localizado no canto superior direito.

Se você deseja compartilhar sua tela com o resto dos participantes, pressione o botão Apresentar Agora no canto inferior direito. Neste caso, será aberto um menu com os botões Tela inteira e Uma janela , que permitirá a você transmitir a tela inteira do PC ou um único programa ativo em seu computador, respectivamente.

Depois de escolher a imagem a apresentar, pressione-a e, em seguida, pressione o botão Compartilhar para começar a compartilhar a imagem. Você pode interromper a apresentação a qualquer momento pressionando o botão central Parar apresentação .

Observe que o Google Meet também está disponível no Gmail . Para utilizá-lo, basta acessar sua caixa de entrada de e-mail no navegador e clicar no item relacionado ao Google Meet na barra lateral esquerda.

Como funciona o Google Meet no celular

Se você deseja usar o Google Meet no celular , a primeira etapa que você precisa realizar é fazer o download do aplicativo oficial fornecido pelo Google. Você pode baixar e instalar a versão do Android na Play Store ou a versão do iPhone na App Store gratuitamente. Ambos funcionam da mesma maneira.

Assim que o aplicativo for instalado e aberto, você verá imediatamente a imagem de vídeo de sua câmera. Antes de entrar em uma reunião, você tem a opção, pressionando os botões com o ícone do microfone ou o ícone da câmera , para desativar o microfone e a câmera, dependendo de suas preferências.

Veja como você pode entrar ou criar uma reunião agora. Se você estiver criando uma reunião, pressione o botão Nova Reunião para criar uma nova reunião automaticamente. As informações de participação na reunião serão exibidas em uma caixa denominada Adicionar outros .

Você pode compartilhar essas informações copiando e enviando aos participantes ou pressionando o botão Compartilhar . Além disso, pressionando o botão Outros números de telefone , você pode ver uma lista de números divididos por país: você tem então a possibilidade de enviar aos participantes o número de telefone correspondente ao seu país junto com o PIN na caixa verde no topo, para permitir que eles participar ligando para o número fornecido e introduzindo o respectivo PIN.

Quando terminar de convidar, pressione o ícone X no canto superior direito do painel para retornar à reunião. Você sempre pode ver as informações da reunião pressionando o botão com um ícone “i” no centro da tela.

Se você estiver participando da reunião como um convidado, em vez disso, pressione o botão Digite um código de reunião e digite o código que foi fornecido a você. Em seguida, pressione o botão Pedir para entrar e espere que o criador da reunião aceite sua participação. Assim que ele aceitar, você estará na videoconferência.

Se você criou uma reunião ou está apenas participando dela, você pode decidir a qualquer momento desativar o microfone ou webcam pressionando uma vez na parte da tela que contém o vídeo da reunião e, em seguida, pressionando os botões com o ícone do microfone ou com o ícone da câmera de vídeo .

Você pode encerrar sua participação na reunião pressionando o botão vermelho com um ícone de aparelho . Na parte inferior da tela, por outro lado, você pode verificar os participantes da reunião por meio do botão com o ícone das duas pessoas , enquanto pode escrever mensagens de texto para os participantes por meio do botão com um ícone de balão .

Você também pode decidir compartilhar a tela do smartphone com os participantes da reunião. Para isso, pressione na parte da tela que contém o vídeo da conferência e a seguir no botão com os três pontos localizado no canto superior direito. Em seguida, pressione nos itens Mostrar tela , Iniciar apresentação e Iniciar agora , para iniciar a transmissão da tela.

Você pode parar de compartilhar sua tela pressionando o botão Encerrar apresentação no centro da tela. Simples, certo?

Deixe uma resposta