Como liberar espaço no gmail

Conversas importantes, spam, promoções, e-mails de trabalho: realmente tem tudo dentro da sua caixa de entrada do Gmail , tanto que o espaço começou a se esgotar e causar alguns problemas. A ideia de deletar e-mails um a um e, conseqüentemente, ter que escolher quais deletar, entretanto, não te excita e você gostaria de encontrar um método mais rápido para limpar.

É assim que as coisas são, certo? Então não se preocupe, esse é um problema comum. O espaço no Gmail, a princípio, pode parecer muito, mas chegar ao limite não é tão difícil, principalmente se você usar o plano gratuito oferecido pelo serviço. Resolver o problema, entretanto, é tão simples.

Na verdade, no tutorial de hoje vou mostrar como liberar espaço no Gmail em algumas etapas, sem esforço e, acima de tudo, rapidamente. A esse respeito, você deve saber que existem vários métodos para conseguir isso, todos ilustrados nas próximas linhas. Como você diz? Você quer começar a trabalhar imediatamente? Então vamos parar de tagarelar e arregaçar as mangas, há uma caixa de e-mail para limpar!

Informação preliminar

O Gmail , como você sabe, é um ótimo serviço de e-mail que funciona diretamente no navegador e permite que você armazene seus e-mails até um máximo de 15 GB . Este espaço de armazenamento pertence ao Google One , o serviço de armazenamento em nuvem do Google que você pode usar para armazenar, compartilhar e sincronizar seus dados.

Para que você entenda melhor do que estamos falando, o Google One é o que você usa para seus documentos no Google Drive , para salvar / sincronizar dados de aplicativos Android (por exemplo, backups do WhatsApp ), para salvar fotos / vídeos no Google Fotos (caso você tenha decidido arquivar os arquivos com qualidade original; arquivá-los em formato compactado não prejudica o espaço do Google Drive) e muito mais.

Os e-mails, fotos e documentos armazenados no Gmail convergem, portanto, nos 15 GB disponibilizados pelo plano gratuito do Google One, garantindo que o espaço se esgote mais cedo do que deveria. Se não houver tantas mensagens na caixa de entrada do Gmail, o problema pode estar em outro dos serviços ou aplicativos que você usa com o Google One.

Caso não pretenda eliminar os vários ficheiros que ocupam o seu espaço no Google One, pode simplesmente decidir adquirir um plano de armazenamento maior, como o Google One 100 GB (1,99 euros por mês ou 19,99 euros por mês. ano), Google One 200 GB (2,99 euros por mês ou 29,99 euros por ano) ou Google One 2 TB (9,99 euros por mês ou 99,99 euros por ano). Caso contrário, para resolver seus problemas de espaço sem colocar a mão na carteira, você pode seguir o conselho que estou prestes a lhe dar.

Como liberar espaço no Gmail

Como liberar espaço no gmail

Após as necessárias premissas iniciais, chegou a hora de proceder com a limpeza efetiva do espaço do Gmail. Para fazer isso, você pode agir diretamente de sua caixa de e-mail (usando strings de código a serem inseridas na barra de pesquisa ou pastas) ou pode agir no Google One .

Atuando diretamente do Gmail, você pode pesquisar filtrado por data , tamanho dos anexos ou outros fatores. Agindo no Google One, no entanto, é possível gerenciar todo o espaço de armazenamento do Gmail, Google Drive, Google Fotos, etc. Seja qual for o método que você decidir usar, você encontrará tudo explicado em detalhes nos próximos parágrafos.

Itens deletados

A primeira etapa que recomendo que você execute para abrir espaço em sua caixa do Gmail é ir e agir em todos os itens que foram movidos para a Lixeira, mas ainda não foram excluídos. Para fazer isso, você pode usar vários métodos.

A primeira, e a mais simples, é acessar sua caixa de entrada, percorrer as categorias do menu à esquerda e remover manualmente os e-mails das pastas Spam e Lixeira , pressionando os itens Apagar todas as mensagens de spam agora / Esvaziar o Lixo agora .

Alternativamente, para verificar também os arquivos excluídos no Google One e para ter uma limpeza mais completa do espaço de armazenamento , conecte-se à página principal do Google One e, se necessário, faça login na sua conta: para fazer isso, pressione o botão Login , selecione sua conta entre as da lista, insira a senha no espaço fornecido e, por fim, pressione o botão Avançar .

Neste ponto, clique no ícone Espaço (aquele marcado com uma nuvem, no menu à esquerda). Se, por outro lado, sua conta do Google já estiver conectada, clique diretamente no ícone acima. Na nova página que se abriu, procure a caixa chamada Retirar seu espaço e clique no link Liberar espaço para sua conta . Ao fazer isso, você será redirecionado para uma nova página, dentro do painel Gerenciamento de Armazenamento , através da qual você pode gerenciar totalmente o seu espaço de armazenamento.

Role a página para baixo, de fato, você pode encontrar a seção Itens Excluídos e, novamente abaixo, a lista de todos os itens excluídos pelos vários serviços do Google. Neste ponto, clique no item Revisar e liberar [quantidade de espaço] referente ao serviço que deseja limpar, selecione-os um a um ou clique no item Excluir todos , para excluí-los em massa.

Observe, no entanto, que, uma vez feito isso, você não poderá recuperá-los da Lixeira, pois esta é uma exclusão permanente.

Artigos grandes

Mesmo e-mails contendo grandes anexos sobrecarregam o espaço de armazenamento disponível. Uma boa maneira de limpar sua caixa de correio do Gmail é excluir essas mensagens (se não forem mais necessárias, é claro). Fazer isso é bastante simples e, mesmo neste caso, é possível atuar tanto diretamente da caixa de correio quanto do Google One.

No primeiro caso, acesse o Gmail e, na barra de pesquisa superior, digite as palavras has: attachment . Isso filtrará e exibirá todos os e-mails que contêm um anexo.

Com as teclas rápidas , localizadas abaixo da barra de pesquisa, você também pode filtrar seus e-mails de forma ainda mais direcionada, decidindo ver aqueles que contêm um PDF , um Documento , uma Imagem , uma Apresentação como um anexo ou usar como filtrar data ou remetente.

Outra função é a Pesquisa Avançada , que pode ser encontrada após as teclas de acesso rápido, como última opção: depois de clicar na entrada do mesmo nome, será aberta uma caixa na qual você pode inserir, por exemplo, palavras – chave para pesquisar dentro e-mails.

Para acelerar ainda mais a operação, você pode usar strings maiores de: 1M , para pesquisar e-mails com anexos maiores que 1 MB (você pode, é claro, também inserir outros tamanhos) ou antes de: 01/202020 , para localizar todos os e-mails antes da data indicada. Depois de identificar as mensagens a serem excluídas, selecione-as (marcando as caixas relevantes) e pressione o ícone da Lixeira para movê-las para a Lixeira (que você precisará esvaziar, como visto acima)

Se preferir atuar a partir do Google One , acesse a página principal do serviço , vá até o painel Gerenciamento de Armazenamento e role a página até o item Itens Grandes . Abaixo, você pode encontrar, discriminados por serviço, todos os itens grandes que podem ser excluídos para economizar espaço.

Em seguida, clique no item Revisar e liberar [quantidade de espaço] e prossiga com a remoção de Anexos Grandes do Gmail, Arquivos Grandes no Google Drive e Fotos e Vídeos Grandes do Google Fotos. Fácil, certo?

Outros elementos

Existem itens adicionais que podem ser excluídos do Gmail e que geralmente escapam às tarefas de limpeza rotineiras. Por exemplo, você pode verificar a seção Categorias da sua caixa do Gmail (acessível através do menu à esquerda) e analisar as categorias Social , Atualizações , Fóruns e Promoções para descobrir se há e-mails indesejados para excluir.

Para deletar as mensagens em questão, clique no nome da categoria a ser limpa, marque as caixas de todos os e-mails que deseja deletar e clique no botão Deletar (lixeira). Alternativamente, clique no ícone Selecionar (o quadrado) e escolha, do menu que se abriu, o item Todos , a seguir clique no item Selecionar todas as [número] conversas em [Categoria] , para excluir todos os e-mails presentes.

O último elemento que ocupa espaço são os vídeos sem suporte no Google Fotos. Em suma, são vídeos que o sistema de armazenamento não pode reproduzir: para excluí-los, você pode ir ao Google One e, no final da página relativa ao painel Gerenciamento de Armazenamento , procurar o item Outros elementos . Pressione, portanto, sobre o item Rever e liberar [espaço] e proceda com a retirada dos vídeos não visualizáveis.

Como liberar espaço no Gmail para Android

Você está usando um dispositivo Android com serviços Google integrados e está se perguntando como liberar espaço no Gmail ? Bem, você pode seguir todas as dicas que dei acima, mas, além disso, você também pode liberar algum espaço na memória do seu dispositivo limpando o cache do aplicativo Gmail.

Na prática, envolve a exclusão de um conjunto de arquivos temporários que ocupam espaço na memória e são usados ​​para acelerar o acesso a certas informações. Para prosseguir com a exclusão dos arquivos de cache do Gmail, pegue seu smartphone (ou tablet) e toque no ícone Configurações na tela inicial ou na gaveta do dispositivo.

Em seguida, pressione o item App (se necessário, duas vezes seguidas) e, na nova tela que se abriu, pressione o ícone do Gmail . Neste ponto, toque na opção Memória e, na nova tela que se abre, pressione o botão Limpar cache .

Desta forma, o cache será excluído e o espaço na memória do seu smartphone ou tablet será recuperado.

Deixe uma resposta